segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pensamentos mais avulsos ainda


Tudo se confunde na enorme confusão. As (loucas) idéias dominam e só se sente aquele rio de pensamentos levando você pela conrrenteza e para o obscuro fundo que ninguém sabe aonde vai chegar. Até que pensa: Se estou perdida aqui, qual a diferença de me perder lá? Vai e se perde mesmo.

Quem sabe a perdição te encontre. Nesses momentos qualquer coisa serve, até nada.

Esconde-se sob devaneios e só alcança a angústia (algo muito mais durável que a tristeza), e então, se encontrou? Acho que não.

Faça algo produtivo, mesmo que não se encontre vai ajudar - ou piorar - o caminho de alguém. É, todos se perdem mesmo em seus delirantes afazeres, deve ser esse o rémedio - ou droga?

Então se perca mesmo, nas drogas, nos delírios, nos paradoxos, nas angústias e tristezas. Ou então ria sem saber o motivo ou chore sem necessidade. Pensar aflinge mesmo, melhor viver as fantasias. A vida não é um verdadeiro conto de fadas? Viva.



É tudo confusão mesmo. A falta de caminho e certeza ainda há de nos salvar.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

De volta aos feudos


De uns cinco anos para cá está acontecendo um fato, no minímo, curioso. Estamos no "boom" da engenharia civil, onde a cada dia surge condomínios fechados com as mais diferentes salas, aréas de vivência, playgrounds e mais um milhão de coisas que nem o nome se entende (ainda mais no estado mais pobre da nação). O que seria isso se não a volta aos velhos conhecidos feudos? Já temos uma cidade provinciana mesmo, isso é apenas a continuação. O irônico nisso tudo é essa busca por uma pseudo-segurança que é praticamente impossível num país como o nosso. Na verdade, já começo a pensar em algo mais grave, as pessoas não estão procurando segurança talvez estejam atrás de esconderijos, onde possam se esconder das mazelas da sociedade que todos têm medo de encarar. Só tenho essa explicação para a criação de espaços para a diversão dos pets das madames...

Assim, cada qual se tranca em seu condomínio fechado, vive aquele mundo de cores amenas (para não cansar), banha na piscinas com os amigos vazios e brincam nos espaços reservados com seus pets. Que o mundo depois dos muros se exploda! e que não passe resquícios pela cerca elétrica...



P.S.: Não sou contra condomínios fechados.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Parada Obrigatória

O carro sai
Chega na rua

E Para.

Para. e vê
Aquela enorme construção
Para que serve tanto concreto?

Lembrou
Para colocar o nome de uma celebridade ainda viva
Para fazer um showzinho no primeiro dia
E, claro, para Parar.

Ah, Alcione Nazaré!
Se fosse pelo menos você mesma que estivesse ali...



_________________


Não sejam muito duros com a diferenciação na minha forma de escrever, as coisas saíram naturalmente. Quando vi, já tava escrito!

domingo, 5 de abril de 2009

Pensamentos avulsos

- O que é isso?
- É o jornal que trabalhei semestre passado.
- Tu já faz faculdade?
- Faço.
- Qual o curso?
- História.
silêncio..................
- HaHaHa! Tu deve está se perguntando: História? Quem faz História?
- Não, mas assim ... tu sempre quis ser professora?

Nessas horas que sinto o peso das minhas escolhas. Nessas horas que fico imaginando se é o caminho certo a seguir, se conseguirei transpor não só o preconceito dos outros, mas os meus próprios preconceitos. Sempre, erroneamente, planejei, viajei o meu futuro, hoje que tudo caminha de uma forma diferente bate aquele medo de não seguir meus velhos planos, ou ainda, ter que criar planos novos. Não aqueles que todos me diziam quando criança, quando me perguntavam o que eu seria quando crescesse e tinham a minha resposta reconfortante sendo aquilo que queriam ouvir. Nem mesmo a minha resposta consciente do que iria prestar vestibular, já certa do que seria minha vida. Acabou (ou começou?) que tudo mudou. As coisas mudam. E ainda não sei se meu encantamento é passageiro ou é aquele encanto de quando nos encontramos no Mundo. E sempre busquei aquilo que transformaria meus dias em puro encantamento. Porém, continuo na dúvida se quero descer ou ficar por aqui. Será que os meus sonhos serão alcançados? Será que meus sonhos estão certos? Bom, ainda tenho sonhos. Já é um começo.
Sempre achei que podia viver com mais, depois do diálogo com pessoas que vivem um ínfimo universo de marcas e festas "descoladas", acho que sempre estive certa. Então, acredito que estou no caminho mais prazeroso para analisar tudo ao meu redor com Mais e, assim, Viver com Mais. O problema é que existem tantos caminhos...


P.S.: Fazer História não significa, necessariamente, ser Professor - na forma popular do termo.
E ser Professor é um dom para poucos. Me orgulho em adquirir saber histórico.